AdSense

30 de abril de 2013

Artigos em Couro Típicos do Cangaço são Expostos em SP



Espedito Seleiro junto com as selas por ele criadas; bolsas, sapatos e muitos outros acessórios podem ser vistos e adquiridos na exposição


Com gibão de vaqueiro completo, selas, sapatos, sandálias, bolsas, carteiras, cintos, chapéus e chaveiros, A Casa - Museu do Objeto Brasileiro expõe, até o dia 21 de junho, a mostra Espedito Seleiro: da Sela à Passarela, com exposição das peças realizadas por Espedito Velozo de Carvalho, o Espedito Seleiro.

Aos 73 anos de idade, vivendo em Nova Olinda, no sul do Ceará, o artesão comanda a marca homônima que criou recentemente para criação e confecção, com a colaboração da família, de acessórios, peças de vestuário e até mobiliário feitos em couro.

Em 2006, Seleiro participou da São Paulo Fashion Week porque desenvolveu bolsas e calçados para a Cavalera. Também foi o responsável pelo figurino do personagem vivido por Marcos Palmeira no filme O Homem que Desafiou o Diabo (2007), de Moacyr Góes.

Seleiro aprendeu o ofício com seu pai, este que aprendeu com o pai dele. É um ofício de família. No início, Seleiro fazia apenas artigos para vaqueiro, mas a partir dos anos 80, começou a fazer sandálias de couro e com o tempo, foi diversificando mais seus produtos de couro.

A exposição é uma realização do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. E o bacana é que o visitante, além de ver gratuitamente as criações de Seleiro e conhecer mais sobre essa manifestação cultural do agreste, pode comprar as peças.

Serviço
Espedito Seleiro: da Sela à Passarela
A Casa - Museu do Objeto Brasileiro
Rua Cunha Gago, 807 – Pinheiros | São Paulo
De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; sábados, das 12h às 16h
Até 21 de junho
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário